sábado, 27 de dezembro de 2008

Paradigma do passado


Chega uma altura da vida que o ser humano se torna dependentes de produtos químicos e fórmulas especializadas para as suas enfermidades.
A cada comprimido tomado é lembrado de como o tempo passou rápido e que a vida está cada dia mais curta. Não que os jovens sejam eternos,mas o envelhecimento, as rugas, as marcas do tempo e até mesmo a morte estão mais patente nos idosos.
Atrás de cada pessoa idosa está uma longa e magnífica historia de alegria, esperança, dor, sofrimento e principalmente de lutas pela sobrevivência. Exemplos de batalhas que se devem ser lembradas e homenageadas pelo o esforço e dedicação de ter chegada à certa idade.
Momentos de quando a decadência moral e financeira entrou pela janela no meio da noite e se expandiu intensamente derrubando tudo deixando só as magoas e o medo,mas a força e a vontade de viver foi maior, se erguendo no decorrer dos anos até chegar na idade que o raciocínio e os movimentos se tornaram lentos e o mundo se resume numa cama de hospital.
Momentos que paralisaram a vida na perda de indivíduos amados, não sabendo como prosseguir sozinho,porém a chegada de pessoas novas foi renovando e dando outro sentido e o ente falecido ficou somente nas lembranças dos almoços familiares.
Momentos que despedaçaram sonhos, sobrando apenas uma alameda fria e sombria onde se tornou um abrigo nas horas de solidão,mas o novo sol iluminou a vida se tornando a saída do poço que não era encontrada a tanto tempo, contruíndo uma nova sina cheia de esperança e sonhos.
Trocar os velhos olhos cansados que viram a vida passar por óculos e as pernas que ajudaram a construir o destino por bengala e cadeira de rodas é uma tarefa árdua e sofrida,mas a verdadeira recompensa está nas vitórias que são contadas para os filhos e netos e ver que eles estão sobrevivendo nesse mundo ardiloso.
J.H.H.S

quarta-feira, 26 de novembro de 2008

Expressões

As pessoas tem costumes de expressarem suas emoções com olhares marcantes e penetrantes. Cílios que negam ou confirmam momentos e palavras não ditas e pupilas que extremessem e choram em momentos de tristeza ou que dilatam afirmando alegria. Mas esquecemos que palavras são confirmações do que está sendo sentido ou vivido.
Por que será que as pessoas preferem expressar o que sentem com olhares? Ou optão por ficarem mudas nos momentos que deviam falar a verdade? É, dizer a verdade ou o que sente é muito mais difícil do que chorar ou sorrir pois, choro pode expressar falcidade e sorrisos desesperos.
O medo de revelar os sentimentos mais profundos impede as pessoas de serem felizes. Dizer " EU TE AMO" pela primeira vez sem saber a reação da pessoa amada é assustador e apavorante pois, o medo do desconhecido e a probabilidade de ouvir um não é muito grande porque é ampliada pela mente receosa.
A vergonha de expressar o quanto alguém é importante na vida, torna-se constante no dia-a-dia. Dizer " EU PRECISO DE VOCÊ", "MOSTRE O QUANTO GOSTA DE MIM" e" VOCÊ FAZ MUITA FALTA" é difícil pois, é algo que surge no coração, e pra expor para fora falta coragem por pensarmos que é cafona dizer.
Quando se convive com amigos e familiares, o amor que une os elos da grande corrente da vida é algo visível. Talvez seja por isso que certas palavras não são ditas,pela convicção que o sentimento já está sendo demonstrado , mas o ser humano é egoísta e acaba esquecendo dele mesmo porque todos gostam de ouvir um simples " OBRIGADO."
J.H.H.S.

quinta-feira, 20 de novembro de 2008

Síndrome de Peter Pan


Nesse mundo, que a fantasia só existe nas mentes daqueles que querem fugir da realidade, o medo de crescer se torna um pânico inevitável nos adolescentes. Quando se resolve trocar guerreiros de pláticos e príncipes encantados por beijos, revistas pornográficas, festas depois das 10 horas da noite e horas à mais no banheiro, o mundo que se conhecia vai se transformando em um território totalmente desconhecido e muito mais livre pois, os anos vão se passando e as criançinhas do "papai" vão crescendo e se distanciando do leito materno para um mundo novo. Um mundo que muitas vezes não é compreendido porque os seus lados sexuais estam sendo libertos. Enfrentar a sexualidade não é uma tarefa cabível para adolescentes de 16 anos com pensamentos em desenhos, em filmes, em um mundo aonde tudo seja lindo e maravilhoso. Quando a realidade da liberdade e da sexualidade é descoberta, preferiamos não ter buscado a chave com tanto entusiasmo e euforia desse baú. Descobrir que beijos perfeitos só existem em filmes é uma tarefa dolorosa e nos custa muito caro, as vezes uma vida porque nem todos tem a capacidade de diferenciar os sonhos impossíveis da realidade. O mundo que era tão sonhado se torna um pesadelo ao vivo e a cores. Um pesadelo que não se deve acordar e sim saber enfrentar. Descobrir a verdadeira liberdade é tão angustiante que preferiamos mudar o nome dessa situação, pois a liberdade é cheia de preocupações e responsabilidade e o mundo é muito mais frio que se possa imaginar. É, substituir o ursinho de pelúcia por alguém não é uma tarefa opcional e sim um momento de sofrimento e dor pois, por mais que esteja com alguém, é preferível o urso porque nele ainda está teu coração por nunca ter te magoado. A medida que vai crescendo, vai sendo revelado o verdadeiro mundo em que o ser humano está destruindo. Vai vendo que o castelo que você se escondia atráz não o proteje mais pois, é de cartas e o vento da descepção o destrói facilmente.
Crescer não é fácil. Na verdade o maior medo de crescer é de se tornar igual aos adultos.
J.H.H.S

sábado, 8 de novembro de 2008


Sentado na grama procuro enterder o "PORQUE" tem que ser assim. Me pergunto a cada batida de asas das libelulas que voam na beira do lago como se fossem fadas dançando no reflexo da lua. Lascando a rosa cor de sangue, me recordo com dor os sonhos que ficaram nos vãos do tempo. A dor dos espinhos fixados em meus dedos, não sinto mais, talvez seja por ter acostumado com o sofrimento ou pela falta de sentidos pois, minha mente está cansada.
Consciência? Desculpa, ela se foi com o vento que tocava em meu rosto. Não sei mais o que é certo ou errado.
Sentimentos? Deve restar algum dentro de mim como que resta algumas pétolas na rosa.Alguns de margura por trazerem lembranças de descepções, outros de ódio de pessoas que brincaram com eles.
Agora o que vou fazer?...Vou mostrar que minha vida é muito mais que isso.
Minha vida teve momentos tristes, obscuros e fracassados mas, se eu olhar a minha volta posso reconstrui-la porque ficar se lamentando, "gomenasai" não faz meu mundo ficar melhor.
Se eu quero, eu consigo!
Se eu quero, eu posso!
Se eu quero, eu mudo!

J.H.H.S

sexta-feira, 26 de setembro de 2008

Por que Sexta-Feira é tão esperada?



Sexta-Feira. O dia mais esperado pelos estudantes. É o dia que eles descansam depois de uma longa e torturosa semana de batalhas e estudos.
Quando o sol se põem.Quando a lua começa iluminar o céu fazendo companhia as estrelas.Sexta-Feira deixa de ser um simples dia da semana para se tornar uma noite cheias de festas em barzinhos, danceterias, churrascos e reuniões de amigos na frente da TV, vendo um filme e comendo pipocas. E também não podemos esquecer dos casais de namorados,loucamente apaixonados, amantes do desejos que esquentam seus corpos embaixo das cobertas espalhadas no sofá. O filme já não tem tanto interesse quanto o beijo do desejado. Pais não estão em casa pois, as pizzarias e restaurantes são " invadidos" por centenas deles.
Sexta-Feira à noite é cheias de segredos que não devem ser revelados, de palavras que não devem ser mencionadas, desejos que se escondem nas carnes e pensamentos pervertidos que ficam enlouquecidos para serem soltos a noite, guardados bem no fundo, até mesmo nas mentes mais "inocentes"

J.H.H.S